domingo, 27 de maio de 2012

Deficiência Visual






A deficiência visual é caracterizada pela perda total, parcial, congênita ou adquirida, da visão.
O que determina o os dois grupos de deficientes visuais é o nível de acuidade visual.

Cegueira - há perda total da visão ou pouquíssima capacidade de enxergar, o que leva a pessoa a
necessitar do Sistema Braille como meio de leitura e escrita.
Baixa visão ou visão subnormal - caracteriza-se pelo comprometimento do funcionamento visual dos
olhos, mesmo após tratamento ou correção. As pessoas com baixa visão podem ler textos impressos
ampliados ou com uso de recursos óticos especiais.
Pessoa com Deficiência
A construção de uma verdadeira sociedade inclusiva passa também pelo cuidado com a linguagem. Na
linguagem se expressa, voluntariamente ou involuntariamente, o respeito ou a discriminação em
relação às pessoas com deficiências.

Ao longo dos anos, os termos que definem a deficiência foram adequando-se à evolução da ciência
e da sociedade. Atualmente, o termo correto a ser utilizado é: Pessoa com Deficiência, que faz
parte do texto aprovado pela Convenção Internacional para Proteção e Promoção dos Direitos e
Dignidades das Pessoas com Deficiência, aprovado pela Assembléia Geral da ONU, em 2006 e
ratificada no Brasil em julho de 2008.

Educação


As crianças cegas devem ser estimuladas desde cedo no que diz respeito à exploração do sistema
háptico (o tato ativo ou em movimento) através de atividades lúdicas, do brinquedo e de brincadeiras.
 Elas devem desenvolver um conjunto de habilidades táteis e de conceitos básicos que tem a ver com o
corpo em movimento, com orientação espacial, coordenação motora, sentido de direção etc. Tudo isto é
importante para qualquer criança.




Para a realização da escrita ou leitura em braille, é necessário que a criança conheça convenções,
assimile conceitos gerais e específicos, desenvolva habilidades e destreza táteis.
O tato, a destreza tátil e a coordenação bi manual precisam estar bem desenvolvidos, pois tanto a técnica
da leitura quanto a escrita das letras dependem de movimentos sincronizados das mãos e da percepção tátil
de diferenças, bem sutis.






Para se alfabetizar uma criança cega é necessário bem mais do que ter um bom domínio do Sistema Braille.
É preciso saber como se dá o processo de construção do conhecimento por meio da experiência não visual e
criar condições adequadas de acesso aos conteúdos escolares dentro e fora da sala de aula.



Leia sobre Atendimento Pedagógico Ao Aluno Com Baixa Visão


Fontes:
http://dvsepedagogia.blogspot.com.br/
http://www.fundacaodorina.org.br/deficiencia-visual/

Outros links



Miss Deficiente Visual



Acessibilidade Deficiência Visual



Dia a dia de pessoas com deficiência visual



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