segunda-feira, 28 de maio de 2012

Manual dos Direitos da pessoa com deficiência





O lançamento do "Manual dos Direitos da pessoa com deficiência"  e a sessão de autógrafos ocorreu na OAB de PE. Com uma apresentação no auditório, introduziu-se o manual, que é mais uma ferramenta da luta para garantir os diretos e derrubar os preconceitos, pois todos têm direito ao acesso e à educação, como o Artigo quinto da Constituição consagra. A OAB-PE apoia publicizar, contribuir, fazer e lutar pela justiça social, uma sociedade igual e mais justa.




A ideia era reunir vários autores e pesquisadores do Brasil para constituir o livro; Vários professores e pesquisadores para estudar cada temática sobre a deficiência, e então decidiram fazer um manual específico que simplifica a linguagem para facilitar as pessoas que não são jurídicas.


Diversas situações retratam que pessoas com deficiência passam pelos mesmos problemas e acasos da vida.
Catharina, uma das convidadas do evento, contou um fato que presenciou entre mãe e filho:
"Mãe se você não me deixar ficar com a minha namorada eu arrumo as minhas tralhas e fujo"; O rapaz é portador da Síndrome de Down, Graduado e Pós-Graduado em educação Física, além de ser professor.
Catharina continua com outro exemplo:
"Uma moça tetraplégica, muda e desflagelada defendeu uma tesa de Doutorado".

Também no evento estava o representante da editora Saraiva, editora do Manual. Houve a defesa de Carol Valença Ferraz, em apoio aos direitos das pessoas com deficiência e lançou um desafio que havia prometido para os seus alunos  de Direito em sala de aula: "Vamos imaginar ser um deficiente por um dia".
Depois dessa interessante apresentação, aconteceu a sessão de autógrafos.








  

  

Cobertura e Texto Original: Ítalo

0 comentários:

Postar um comentário